Para colocar o Hospital Municipal em funcionamento, a Prefeitura reformou o prédio alugado e pertencente ao antigo Hospital Médico Cirúrgico. Nas obras de readequação, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado um investimento de R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel. O custeio da unidade será feito em parceria com o Ministério da Saúde, que repassará R$ 1 milhão por mês. O ministro Marcelo Castro garantiu o repasse dessa verba para o município.
"O SUS só funciona bem quando tem a participação da União, dos estados e dos municípios. Natal é um exemplo na integração das ações de saúde pública com o Governo Federal, Estadual e Municipal. Natal tem dado passos significativos para melhorar a saúde pública da região. Seremos parceiros para dar ao povo do Rio Grande do Norte uma saúde de qualidade,” disse o ministro. Ainda em seu discurso, ele elogiou o prefeito Carlos Eduardo pelo "gesto corajoso de construir um Hospital de portas abertas com tanta qualidade como esse".
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca Luiz Roberto também destacou a coragem do Prefeito Carlos Eduardo em, num momento de crise, investir em Saúde. "O município de Natal investe hoje 25% de seu orçamento em saúde. Muito mais do que determina a lei que é 15%", disse o secretário, que aproveitou para agradecer publicamente a equipe de servidores da Secretaria de Saúde de Natal.
Também participaram da inauguração do Hospital Municipal Newton Azevedo, o Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, os senadores Garibaldi Alves Filho e Fátima Bezerra, os deputados federais Walter Alves e Antônio Jácome, o deputado Jacó Jácome, vereador Felipe Alves, Raniere Barbosa, Ubaldo Fernandes, secretários municipais, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, que representou o Governador Robinson Faria, familiares do médico Newton Azevedo, que dá nome ao hospital, entre outras autoridades.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE NATAL